Receita: Barrinha de Granola #2N4S.

barrinha de granola

Para manter uma alimentação saudável é preciso equilíbrio – o que não é sinônimo de passar vontade e nem de deixar de comer coisas gostosas. O segredo é encontrar alternativas que tragam benefícios para a saúde, que sejam gostosas e que você possa fazer, pois tudo o que nós mesmos fazemos é infinitamente melhor do que algo 100% industrializado. Uma ótima alternativa para driblar a vontade de doces, a fome entre as refeições e ingerir fibras de uma forma gostosa é com barrinha de cereais, mas que tal aprender a fazer a sua em casa? Hoje ensinaremos o passo a passo da receita de Barrinha de Granola. É muito fácil de fazer, então não tem desculpa para não ter sempre em casa. Vamos lá?

Barrinha de Granola

barrinha de granola ingredientes

barrinha de granola ingredientes

1- 250g de granola;
2- 200g de aveia em flocos;
3- ½ colher de chá de sal;
4- 1 xícara de gotas de chocolate;
5- ¼ de xícara de farinha de trigo;
6- 1/3 de xícara de açúcar mascavo;
7- ½ xícara de coco ralado;
8- ½ xícara de mel;
9- ¼ de xícara de melado;
10- 1 colher de chá de essência de baunilha;
11- ½ xícara de óleo de canola.

O óleo de canola pode ser substituído por óleo de coco, ou por outro tipo de óleo que preferir, mas sempre escolha algum que traga benefícios ao organismo 😉 Já as gotas de chocolate podem ser substituídas por uma barra de chocolate comum, basta picar em quadradinhos. Se você não encontra melado, basta aumentar a quantidade de mel de forma proporcional – ou seja, aumente 1/4 de xícara.

barrinha de granola secos

Em uma tigela adicione os ingredientes secos: a granola, a aveia, o sal, as gotas de chocolate, a farinha, o açúcar mascavo e o coco ralado. Misture tudo muito bem para que todos os ingredientes fiquem distribuídos de forma proporcional:

barrinha de granola resultado mistura

barrinha de granola

Em outra tigela adicione os ingredientes líquidos: o mel, o melado, a essência de baunilha e o óleo de canola. Misture tudo muito bem. A textura ficará assim:

barrinha de granola resultado

barrinha de granola misturar secos e líquidos

Com a mistura dos líquidos pronta, jogue-a sobre os ingredientes secos e misture com calma e muito bem, para que tudo fique incorporado e uniforme. O ideal é misturar com delicadeza e sem pressa 😉 O resultado será este:

barrinha de granola

barrinha de granola

Forre uma forma retangular com papel manteiga (nós usamos um produto especial de silicone) e jogue a mistura sobre ela. Com o auxílio de uma espátula de metal (ou com a parte inferior de um copo), pressione e dê o formato, o objetivo é que ela já fique com a altura que você quer (o ideal é 1 dedo).

barrinha de granola

barrinha de granola arrumar

Novamente com a ajuda da espátula deixe todas as laterais retas. O resultado será uma barra gigante de granola. Leve a sua barra ao forno pré-aquecido em 160° por 40 minutos.

barrinha de granola

A sua barra ficará dourada e seca ao toque, ou seja, ela não ficará grudenta:

barrinha de granola

Retire do forno e deixe a barra esfriar completamente, pois enquanto estiver quente ela fica maleável e fica impossível manuseá-la. Após esfriar completamente corte com uma faca bem afiada as suas barrinhas e então é só alegria:

barrinha de granola

barrinha de granola

barrinha de granola

barrinha de granola

barrinha de granola no pote

Nós guardamos as nossas barrinhas de granola num grande pote de vidro. Ao invés de cortarmos em formato de barrinha tradicional (como fizemos para as fotos acima), nós optamos por cortá-las em pequenos quadradinhos, como se fosse uma porção individual e perfeita para um momento de fome, mas sem a necessidade de comer a barrinha toda.

O rendimento é incrível e pasme: a receita rende 1kg de barrinha fresquinha e feita em casa. É ou não é perfeito?

Informações sobre quantidade e calorias:
Rendimento: 1kg de barrinhas, ou 40 barrinhas de 25g (padrão comercial);
Calorias: 117cal por barrinha.

Por: Thati Lovato

Deixe o seu comentário!

Comentários (0)