Dicas de decoração e cardápio para deixar a sua festa junina muito mais divertida!

A tradicional festa junina é uma das comemorações mais difundidas em todo o país. A festa junina chegou até o Brasil através dos portugueses, e as primeiras comemorações datam deste o século XV. Reverenciando principalmente aos santos da religião católica, a festa junina também enaltece a vida campestre, unindo a cultura popular a celebração.

 

Seja na escola, uma comemoração simples em casa, ou até mesmo a fogueira de São João montada na rua do seu bairro. Esta celebração merece uma decoração mais que especial. Siga conosco com algumas dicas essenciais sobre a decoração de uma festa junina especial, do cardápio a mesa, o painel e mais:

 

6. Ideias decorativas e cardápio para festa junina!

1. Canudinhos de doce de leite:

 

Apesar dos ingredientes principais para o cardápio de uma festa junina serem baseados no milho, como a canjica, pipoca, pamonha, paçoca, entre outros — é possível inovar nas receitas e trazer itens preparados no estilo “faça você mesmo”, como estes deliciosos canudinhos de doce de leite, abrigados por uma pequena peça de inox que remeta a uma panela e com plaquinhas personalizadas.

 

2. Bolo especial para festa junina

 

O bolo de fubá é sem dúvida, a escolha mais comum para o cardápio de doces de uma festa junina. É uma opção prática e acessível, mas isso não impede a escolha de um bolo confeitado como o exemplo acima — utilizando pasta americana e seguindo a temática com bandeirinhas e outras partes coloridinhas.

 

3. Doces caramelizados e DIY

 

Doces caramelizados são uma ótima pedida para complementar o cardápio de doces de qualquer festa junina. Além disso, embalagens coloridas e personalizadas mudam a cara da apresentação para os convidados desta celebração tão especial.

 

4. Pequenos detalhes na decoração

 

O que seria de qualquer decoração sem os pequenos detalhes que fazem toda a diferença? Não se esqueça de ornamentar a sua festa junina com itens que trazem a identidade desta comemoração tão tradicional. No exemplo acima, pequenos balõezinhos de papel coloridos são usados para trazer mais vida a uma mesa de madeira. Você pode usar este conceito tanto para sua casa, como para uma comemoração maior.

 

5. Painel com bandeirinhas de tricô

 

É comum pensar apenas na decoração da mesa de salgados e guloseimas em uma festa junina, no entanto, o painel  pode cumprir um papel essencial para destacar e criar um ambiente muito mais envolvente. Neste exemplo, bandeirinhas artesanais de tricô são utilizadas no lugar das tradicionais de papel

 

6. Tecido de chita na decoração das bandeirinhas neste painel de festa junina

 

O tecido de chita é bem brasileiro, versátil e popular, além de ser amplamente utilizado na decoração da festa junina. Use essa identidade nacional para destacar a cultura popular. Viu como ornamentar e decorar uma comemoração de festa junina pode ser mais fácil do que parece? Não é necessário investir grandes quantias para ter um cantinho especial para agradar os seus convidados. Para ver outras ideias de decoração de festas e até mesmo para a sua casa, acesse este site.

*Este artigo é um guest post com o Decor Fácil, texto e imagem cedidos por eles. 
Por: Thati Lovato

Deixe o seu comentário!

Comentários (0)